Bem Vindo...

"Há cegos que lêem melhor o livro da vida do que muitos que possuem bons olhos."

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Comer ovo previne a cegueira?

Ingerir um ovo por dia provoca um efeito positivo no organismo, elevando ao dobro os níveis de um tipo especial de antioxidante que ajuda a proteger a retina do olho.

Apesar de ser uma das fontes mais baratas de vitaminas, proteínas e minerais, permaneceu toda a década um manto de dúvidas e suspeitas.

Supostamente teria que ser evitado por causa do aumento do colesterol. Porém recentes estudos têm-se encarregado de derrubar estes mitos. Agora chegou-se à conclusão de que o consumo moderado de ovos ajuda a prevenir o deterioro ocular depois dos 40 anos.

Contra a corrente

Depois de passar anos dedicado à investigação científica, o doutor Ronald McNamara mudou a sua vida ao se assumir como director do Centro Nacional de Nutrição do Ovo, onde tem se encarregado de atacar os mitos a respeito do alimento.

Um dos maiores triunfos foi obtido este ano, quando uma equipa de experts da escola de medicina de Hardvad concluiu que comer um ovo por dia não aumenta o risco de sofrer d enfarte ou doenças cardíacas. O estudo foi feito em mais de 100.000 pessoas durante 5 anos.

"Comer ovos, especialmente a gema de forma moderada, é uma boa medida para prevenir problemas na retina. Porém esta não é a única receita", diz o especialista e ainda acrescenta que existem alimentos tanto ou mais ricos em carotenoides, com a cenoura, os tomates e em geral todos os vegetais de cor vermelha.

Mais ainda, os países que mostram maiores taxas de consumo de ovos são os que apresentam as menores taxas de morte por doenças cardiovasculares, derrubando assim o mito que nasceu anos atrás nos Estados Unidos e que logo percorreu o mundo.

"Se uma pessoa comer frutas, verduras, cereais ou ovos, está a receber todas as vitaminas, minerais e proteínas que o corpo necessita, além de diminuir o risco de padecer de doenças cardíacas, cegueira e outros males".

Sem comentários:

Enviar um comentário