Bem Vindo...

"Há cegos que lêem melhor o livro da vida do que muitos que possuem bons olhos."

segunda-feira, 28 de março de 2011

Exposição reúne fotografias tiradas por cegos, mostra Gilberto Dimenstein
da Folha Online
Fotografias tiradas por cegos é o tema da exposição "Percepção do Visível: fotografias feitas por deficientes visuais", que fica em cartaz no Centro Universitário Senac (Campus Santo Amaro) de quinta (27) a sexta-feira (28), em São Paulo. O trabalho original é apresentado pelo colunista da Folha Gilberto Dimenstein em seu site Catraca Livre.

São 35 imagens tiradas por alunos cegos do curso de fotografia do Senac que, ao aprenderem técnicas de fotografia, tiram fotos com luz e foco necessários, ao mesmo tempo em que acrescentam sua percepção aguçada dos demais sentidos em cada registro.
A experiência inovadora poderá ser melhor compreendida pelos visitantes dentro da "Sala Sensorial" montada na sede da mostra. Em um ambiente totalmente escuro, eles serão submetidos a vivenciar sentidos além da visão, como cheirar e provar morangos. A experiência faz alusão à visita dos alunos ao Mercado Municipal onde registraram imagens da fruta.
"O público, impossibilitado de enxergar, participa de uma experiência inesperada e os visitantes [que não sabem o que vão fazer] serão guiados por deficientes visuais pela sala", explica o curador da mostra e professor do curso João Kulcsár.
A "Conferência de Direitos Visíveis 3 - Fotografia como Ferramenta de Alfabetização Visual" acontece no mesmo local. O encontro debaterá sobre assuntos ligados à fotografia e à inclusão de deficientes visuais na sociedade. Há cem vagas disponíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário