Bem Vindo...

"Há cegos que lêem melhor o livro da vida do que muitos que possuem bons olhos."

sábado, 12 de março de 2011

Rastreio Visual - Multiópticas Vitó de Albergaria-a-Velha

       No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o grupo “Para Além dos Nossos Olhos” sentiu necessidade de elaborar um rastreio visual, porque tem tudo a ver com o nosso tema e, ao mesmo tempo, melhoramos a qualidade de vida dos alunos do Colégio. Fizemos esta actividade com este mesmo propósito.
        A actividade teve inicio às 10:00h da manhã de quinta-feira, 17 de Fevereiro de 2011. Esta data não tem qualquer tipo de simbologia como outras actividades realizadas em datas anteriores. Simplesmente, este dia era conveniente para a Dr. Amélia (senhora que realizou o rastreio).
        Inicialmente, pensámos abranger o rastreio a idades maiores, mas como o tempo de rastreio era bastante, decidimos limitar a actividade ao Ensino Primário.
         Os preparativos para a realização da sala azul para o rastreio começaram então às 9:30h. Contudo, a professora já tinha chegado e montado o projector e o aquecedor. Assim que chegámos ligámos os computadores e tratamos do que faltava, nomeadamente a dobragem dos panfletos para entregar aos alunos.
          Pouco antes das 10:00h chegou a Dr. Amélia que trouxe a máquina necessária ao rastreio. Ajudamo-la a montar a máquina, uma vez que era muito pesada e os alunos do primeiro ano chegaram entretanto.
          Os alunos chegaram à sala, e eu falei um pouco sobre o que iriam fazer e pedi-lhes silêncio para não perturbar o rastreio individual. Também, comprámos rebuçados na tentativa de os tentar controlar para eles não fazerem muito barulho e estarem sossegados. Além disso, o vídeo sobre o nosso trabalho também esteve a ser visualizado na parede para os alunos se manterem atentos aos filme e não dispersarem a atenção para brincar ou conversar.
           O primeiro ano chegou, então, e os alunos foram sendo analisados de forma ordeira, havendo três casos descobertos em que os alunos vêem significativamente mal e necessitam de consultar um oftalmologista. Os alunos são o Xavier Costa, Rui Pedro Melo e João Carlos. No final de todos os alunos terem o exame realizado a professora Isabel entregou um rebuçado a cada aluno e um panfleto sobre aconselhamento ao oftalmologista, para os alunos mostrarem aos pais, juntamente com um papel sobre o endereço do nosso blogue para as pessoas o consultarem e se manterem a par das nossas actividades. Este último procedimento foi realizado em todos os anos do ensino primário, assim que eles acabassem o rastreio. O rastreio do primeiro ano terminou pelas 11:15h.
           Os alunos do segundo ano dirigiram-se à sala azul assim que o primeiro ano saiu e o procedimento repetiu-se. A professora explicou-lhes o que iria ser feito e os alunos, de forma ordenada, foram fazendo o rastreio conseguindo terminar antes da hora prevista. No segundo ano, também três alunos que foram examinados necessitam de consultar um oftalmologista, sendo a professora Liliana a dirigir-se aos encarregados dos seguintes alunos: João Tavares, Gil Martins e Maria Teresa Pombo.
           Esta informação e a informação respectiva ao segundo ano foram retiradas pela professora Isabel Freire que me substituiu a mim e à Sofia a partir das 10:30h, uma vez que tínhamos teste da disciplina de Português.
            No final de todos os alunos examinados, foram entregues rebuçados e os panfletos com informação respectiva ao blogue e ao rastreio. O rastreio correu da melhor forma, da parte da manhã, uma vez que o rastreio terminou antes da hora prevista, oferecendo assim à Dr. Amélia maior tempo para almoçar.
             Da parte da tarde, o funcionamento foi o mesmo. O terceiro ano chegou pelas 14:00h. Eu voltei a apresentar-me e a explicar o propósito do rastreio. Os alunos vinham mais agitados o que se tornou mais difícil de os manter em silêncio, surgindo a ideia de visualizar um filme infantil na parede, para eles se abstraírem do resultado do rastreio dos colegas. Além disso, também usamos os rebuçados como forma de chantagem para os acalmar, dizendo que quem não fizesse silêncio não receberia rebuçado. Esta estratégia funcionou apenas durante metade do tempo, mas conseguimos manter o controlo da situação. No segundo os alunos examinados que necessitam de consultar um oftalmologista são: Júlia Aleixo, Inês Ferreira e Carlos Miguel
               Ainda assim, o rastreio a esta turma durou menos tempo que o previsto, terminando às 15:15h. Nesta altura, falamos com a Dr. Amélia para chamar o quarto ano e, assim poderíamos terminar mais cedo. Ela concordou e seguimos então à sala do quarto ano para os chamar. Como não vieram acompanhados pela professora foi muito difícil fazer com que se sentassem e fizessem silêncio para me ouvirem e à Sofia. Foi então que decidimos pedir silêncio e os pusemos a ver o filme do ‘Harry Potter’. Nessa altura, os alunos acalmaram e o rastreio ao quarto ano começou. O rastreio correu tal como às outras turmas, acabando às 16:15h. Os alunos ficaram contentes com o rebuçado e com o facto de verem todos bem, excepto duas alunas que já usavam óculos.
Assim que todos os alunos foram embora, ajudamos a Dr. Amélia a arrumar a máquina do rastreio e agradecemos-lhe a sua presença e colaboração nesta actividade e oferecemos-lhe um ramo de flores. Ela gostou bastante e agradeceu.
Quando a Dr. Amélia foi embora, arrumámos tudo para os respectivos lugares, excepto o aquecedor porque a professora nos pediu para o deixar lá, uma vez que depois passava lá para o arrumar.
De uma forma geral, penso que o rastreio foi uma mais-valia para a execução do nosso projecto. Apesar das dificuldades que enfrentámos para conseguir ver esta actividade a ir para a frente foi positiva, toda a execução do rastreio. Não apenas por termos descoberto casos de alunos que necessitavam mesmo de usar óculos mas porque conseguimos incutir nos alunos a ideia de consultar o oftalmologista para melhorar a sua qualidade de vida. Muitas das vezes os alunos que vêem mal, sentem-se cansados, confusos por verem mal e, acabam por ficar desmotivados de estudar. Então, com esta actividade conseguimos também contribuir para um rendimento positivo dos alunos nas tarefas escolares. Penso que foi óptimo e das actividades mais bem organizadas que o grupo já executou!

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