Bem Vindo...

"Há cegos que lêem melhor o livro da vida do que muitos que possuem bons olhos."

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"Apura os teus sentidos!" - Dia Mundial do Deficiente (03/12/2010)

       No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o grupo cujo tema é a Deficiência Visual – “Para além dos nossos olhos” decidiu realizar uma actividade dirigida às crianças.
       A actividade realizou-se dia 3 de Dezembro, dia Internacional do Deficiente, e decorreu das 3h30min até às 17h. Assim que os alunos se dirigiram à sala azul e nos reunimos todos, informámos qual a simbologia do dia 3 de Dezembro, apresentámo-nos e ao nosso trabalho. Os alunos desconheciam que se tratava do dia Internacional do Deficiente Visual.
De seguida, os alunos sentaram-se no chão e colocámos-lhes as vendas. Os sentidos apurados seguiram a seguinte ordem:
  • Audição: Com um computador, mostramos vários sons, previamente escolhidos, como o som da chuva, uma buzina, sons de animais (onomatopeias) e os alunos conseguiram descobrir todos os sons.
  • Olfacto: Aproximámos do nariz dos alunos, vários alimentos com tangerina, iogurte, canela, alho, cebola, chocolate, perfume, e folhas de árvores. Alguns alunos confundiram o alho com a cebola.
  • Tacto: Demos para as mãos das crianças, vários objectos, desde brinquedos a colares, objectos de barro, de plástico, metal, papel. Os alunos conseguiram descobrir todos os objectos.
  • Paladar: Penso que esta terá sido a parte mais divertida da actividade, em que as crianças provavam um alimento, descobriam o que era e pediam mais.
Para concluir, achámos que actividade desenvolvida no dia 3 de Dezembro foi muito engraçada e correu da melhor forma possível. Os alunos mostraram-se interessados e divertidos, de forma moderada, durante a actividade, conseguindo cativar a sua atenção.
Apesar de não ter sido uma actividade muito enriquecedora, já que não conseguimos aprender nada de novo, apenas sensibilizamos as crianças acerca do deficiente visual, foi deveras interessante porque contribuímos para o conhecimento dos alunos.
Finalizando, o balanço da actividade é positivo, não só por ter corrido bem, mas porque os alunos, no geral, conseguiram identificar todos os objectos e alimentos que experimentaram, e no fim ainda decidiram ‘provar’ um pouco mais de chocolate!

Sem comentários:

Enviar um comentário