Bem Vindo...

"Há cegos que lêem melhor o livro da vida do que muitos que possuem bons olhos."

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Saída de Campo ao Centro de Recursos TIC para Educação Especial - Coimbra

      No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o grupo cujo tema é a Deficiência Visual – “Para além dos nossos olhos” sentiu necessidade em visitar uma escola/associação/centro para colocar ideias e conceitos em ordem, e para tentar desenhar um rumo no seu projecto, que não estava ainda muito concreto.
      Decidimos visitar o Centro de Recursos TIC para Educação Especial, em Coimbra, que pertence ao Agrupamento de Escolas Dr.ª Maria Alice Gouveia.
       Fomos recebidos da melhor maneira possível por um professor de Educação Especial, Professor Carlos Alves, uma psicóloga que acompanha todos os deficientes visuais e não só, Psicóloga Cristina Arnaut e por um deficiente visual adulto, José Francisco Caseiro.
       Expusemos as nossas ideias, todas as sugestões que tínhamos para o nosso projecto, até ao mês de Maio. Aprendemos que algumas das ideias que tínhamos em mente não eram as mais correctas, e depois de uma intensa comunicação de eventuais actividades, chegamos a várias conclusões:

  • Seria muito interessante se o grupo a participar no concurso ‘Escola Alerta’ sobre tecnologias e equipamentos adequados para os deficientes visuais, concluindo posteriormente se o nosso Colégio tem ou não condições para albergar um deficiente visual. Isto, porque nos foi dada a ideia, ainda desconhecida, que existem todo o tipo de equipamentos iguais a pessoas com visão normal, mas reformulados para pessoas sem visão, tanto numa cozinha, como numa sala como em qualquer compartimento de uma casa. Isto para não falar nas actividades de lazer, como por exemplo, jogos de cartas, xadrez ou damas, ténis, etc.
  • Seria muito agradável a exposição de fotos tiradas por pessoas cegas, na nossa escola ou até a organização de uma visita de estudo com a nossa turma a uma exposição de fotos tiradas por cegos á cidade onde se encontram. 
  • Os panfletos que pretendermos elaborar e entregar á nossa comunidade escolar não podem ser maçadores e com muito texto. Para isso, juntamente com especialistas do Centro de Coimbra, decidimos fazer com que os panfletos passem informação á nossa comunidade escolar de uma forma interessante e, como iremos abordar o tema do Braille, seria muito interessante escrevermos uma frase em Braille, com a tradução por baixo ou, em vez disto, explicitarmos uma letra do alfabeto em Braille, que contribui, sem dúvida, para um conhecimento mais amplo do nosso tema;
  • Fazer actividades lúdicas às crianças, fazendo passá-las por deficientes visuais, patrocinando novas experiências e sensações olfactivas (cheiro), tácteis (toque), gustativas (paladar) e auditivas (som), bem  como, no Dia Mundial do Desporto, dia 23 de Janeiro, onde irá organizar diversos jogos e actividades, como por exemplo, corrida com auxilio, caminhadas com obstáculos, etc.
  • “Intercâmbio de ajuda”com a Escola José Estevão uma vez que esta alberga alunos cegos, ou seja, o nosso grupo pede ajuda à Escola Secundária José Estêvão sobre eventuais actividades e informação que necessitamos para o nosso projecto (informação sobre as instalações da escola, para nos deixarem gravar uma tarde, uma aula de um deficiente visual e comunicação/entrevista com eventuais deficientes visuais), e em troca disso, nós Colégio de Albergaria-a-Velha, ajudaremos algum grupo de Área de Projecto dessa escola em alguma actividade que se enquadre nos parâmetros da nossa escola.

       Para concluir, achámos que a ida ao Centro de Recursos TIC para Educação Especial foi muito gratificante para o nosso projecto e para todas nós, enquanto grupo, porque nos abriram outros e novos horizontes, sendo a Deficiência Visual uma área muito vasta. Assim, saímos de lá com ideias novas e outras reformuladas, conseguindo entrar um rumo certo para o nosso projecto.
      

Sem comentários:

Enviar um comentário